segunda-feira, 21 de março de 2011

Xalezinho em tricot



Esta receita me foi passada por uma professora muiitíssimo querida, e hoje, vinte e tantos anos depois, coloquei nas agulhas. Compartilhar conhecimento é a melhor forma para se  preservar uma arte.

Tricotar faz bem para o corpo e para a mente; ser generoso faz bem ao coração e ao espírito.

Xale para bebê
Material:
aproximadamente 50g de lã (para agulha 3,5)
agulhas nº 3,5
2 botões

Pontos:
tricot e meia
ponto arroz: 1ª carr.: 1t, 1m
                    2ª carr.: 1m, 1t

Monte 56 pontos e trabalhe em ponto arroz por 8 carreiras (para formar a borda das costas).

Agora trabalhar da seguinte maneira:

1ª carr.: 6 pontos em p. arroz, aumento na próxima malha, seguir em tricot, quando faltar 7 pontos fazer um aumento e os 6 últimos em p.arroz.

2ª carr.: 6 malhas em p. arroz, meia até faltar 6 pontos, 6 últimos pontos em p. arroz. Repetir estas duas carreiras mais 2 vezes.
Agora trabalhar 2 carreiras inteiras em p. arroz, fazendo os aumentos na primeira carr. próximos da borda de p. arroz como feito anteriormente.

Estas 8 carreiras formam o padrão a ser seguido por todo o trabalho.
Siga tricotando seguindo o padrão (das 8 carreiras) até ficar com 102 pontos, terminando com uma 6ª carr. do padrão e em seguida fazer 2 carr. de p. arroz sem os aumentos.
Obs.: o lado que tem os pontos tecidos em tricot no centro será o avesso do trabalho

Agora para formar o decote na parte das costas:
1ª carr.: 6 em p. arroz, 34 em tricot, 22 em p. arroz, 34 em tricot, 6 em p. arroz
2ª carr.: 6 em p. arroz, 34 em meia, 22 em p. arroz, 34 em tricot, 6 em p. arroz

Repita estas duas carreiras por mais 2 vezes.

Modelando o decote:
Na carr.: seguinte:
38 em p. arroz, 2 p.j.t., arrematar 10 pontos, 6 em p. arroz, 2 p.j.t, 38 em p. arroz

Continuar a trabalhar apenas no segundo grupo de pontos, deixando os outros pontos aguardando em agulha auxiliar ou alfinete de segurança.
Trabalhe no padrão (8 carreiras) continuando com as bordas externas em p. arroz e diminuindo um ponto por dentro da borda interna em carreiras alternadas (sempre nas carreiras em tricot do padrão) até que fique com 30 pontos.
Faça 20 carreiras sem modelar (sem diminuições) seguindo o padrão.
Depois diminuir 1 ponto por dentro da borda externa, em carreiras alternadas até que restem 12 pontos.

Carr. seguinte:
Faça a casinha para o botão: 5 malhas em p. arroz, arremate 2 malhas, 5 em p. arroz. e na próxima carr.: 5 em p. arroz, montar 2 pontos, 5 em p. arroz
Obs.: considere o tamanho do botão que será usado ao fazer a casinha.

Agora diminuir 1 ponto no inicio das próximas 11 carreiras (obs.: fiz as diminuições no meio em carreiras alternadas).
Arremate.
Faça igual no outro lado trabalhando os pontos que ficaram em espera. 
Pregue os botões nas bordas em ponto arroz no avesso do trabalho, cruze o xalezinho e está pronto!

 



20 comentários:

  1. Judy,
    Amei o conjuntinho! Eu não gosto de tricotar com fios muito finos, mas depois dessa explicãção tão detalhada, pode ser que eu me aventure... he he Mas acho que quem vai gostar de fazê-lo será minha mãe, que também adora roupinhas para bebê. Obrigada por seu desprendimento com as receitas. Um beijo, Karina.

    ResponderExcluir
  2. NOOSSA JUDY, que lindo que ficou, delicado , e a cor romântica.
    é muito caprichosa!

    ResponderExcluir
  3. Que fofura!!!Tudo sempre muito lindo e delicado,né!!!Uma semana muito abençoada para vc e sua família,fiquem com Deus!!!!Bj gde no coração,Rê.

    ResponderExcluir
  4. Judy !Obrigado pela receita deste lindo trabalho . Agradeço agentileza em dividir com todos . Abraços

    ResponderExcluir
  5. Promessa cumprida, receita perfeita!!

    Preciso fazer e tirar fotos com as meninas!! ai, ai...

    Obrigada:)

    bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Jud.
    Simplesmente lindo,uma fofura.
    Obrigado pela receita.
    Boa semaninha para voce.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  7. Olá Judy!
    Mais que belezinha de conjunto!
    Um docinho, com receita que certamente vai para minha lista!
    BJO!

    ResponderExcluir
  8. Passei para agradecer a receita, deixar bjs e forte abraço.
    O xale é lindo já guardei receita.
    Uma ótima semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado pela receita.Tenho vigiado seu blog duas vezes ao dia esperando a receita desde o dia que nos mostrou essa coisa fofa.Obrigado, vou correndo pras minhas agulhas.

    ResponderExcluir
  10. Que graça,eu não conhecia esse modelo.É criação sua?


    Beijos Dolores

    ResponderExcluir
  11. Oi Judy,
    Acho este xale é uma gracinha.Super obrigada pela receita
    bjs. ótima semana

    ResponderExcluir
  12. Achei lindo, um xale para bebê, quem diria. Deve ficar uma graça, e os sapatinhos também ficaram fofos.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. OLA JUDY!

    passei por acaso no seu blog. fiquei encantada com este trabalho. vou experimentar um dia destes. obrigada pela receita. qq duvida, espero poder contar com a sua ajuda.
    beijinho
    Maria

    ResponderExcluir
  14. Imaginei seu lindo xale vestindo crianças de todas as raças. Ficaram belíssimas!!!
    Obrigada por dividir conosco suas experiências.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Silvia Marisa Simõessegunda-feira, março 28, 2011

    Amei de paixão. Vou aproveitar a dica e fazer um para minha sobrinha.Tenhas uma semana iluminada.
    bjs

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Adorei o modelo, vou tentar adaptar para adulto, dará um belo colete.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  17. olá boa tarde, eu visito o vosso blog mas hoje ma indicaram num grupo a que pertenço um xailinho rosa lindo , que uma amiga aqui em portugal tirou uma foto numa loja e pediu para eu ver se conseguia fazer, com a vossa ajuda e das outras amigas irei conseguir muito obrigada por existiram bjos desta portuguesa margarida farinha

    ResponderExcluir
  18. Parabéns! Adorei esta receita. Vou tentar fazer para mim. Se der certo vou postar e te encaminhar a foto. OK? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Nós do Tricochetando.com somos fã do tricoteiras sem fronteiras. Postamos essa linda receita em nosso face ( www.facebook.com/tricochetando.com.br ) e esperamos que traga bastante visitas. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  20. Oi amei e tentarei fazer, mas tenho uma dúvida serve em aproximadamente quantos meses?

    ResponderExcluir

Obrigada por vir deixar seu comentário.
Seja sempre bem-vinda(o)!!!